domingo, 7 de fevereiro de 2010

Comunicação e a Ditadura Militar

Como eu já havia muito suspirado, reclamado e elogiado, nessas férias de janeiro fiz uma matéria de férias na universidade, chamada Sociedade, Política e Cultura.

Tivemos um trabalho final valendo 50 pontos sobre qualquer tema relacionado a S., P., e C. e o nosso curso (no qual, aliás, eu tirei 50 - mwahaha). Aí escolhemos o tema "A Ditadura Militar Brasileira e a Comunicação".

Foi super legal fazer o trabalho (adoro Movie Maker e Corel 8D ).

Bom, e então vou transcrever aqui a introdução, seguida do sumário, desenvolvimento e conclusão.



HÁÁÁÁÁÁ - tepeguei.


^_^

não torturo meus leitores ;D

Mas acho legal compartilhar umas coisas interessantes. Uma foi a cultura. Como na época da Ditadura a cultura era limitada e arduamente censurada, compositores "davam um jeito" de dizer o que queriam com uma pitada de eufemismo. Sabe aquela música "Debaixo dos caracóis dos seus cabelos", cantada pelo Caetano Veloso? Pois é, este último foi mandado ao exílio na época da Ditadura e o Roberto Carlos escreveu então essa música pra ele, que anos depois ele mesmo interpretou. Então não são os caracóis de uma moça molto bella andando por Copacabana, não, mas sim do simpático Caetano Veloso. E podem ver pelo verso que segue o da parte mais famosa: "Um sorriso e a vontade de ficar mais um instante. Uma história pra contar de um mundo tão distante". Legal, né? =)

Também tem aquela música "O Bêbado e a Equilibrista". O bêbado é o povo oprimido que não consegue seguir seu caminho e a equilibrista é a esperança deste povo e que anda sobre uma corda fina...

Maravilhoso, não? *O*

Bem, e quanto à Publicidade, exibimos um comercial sobre absorvente que foi censurado. Sim, foi criado, produzido e, quando chegou aos carinhas do governo, foi barrado. Graças à indicada a Nobel da Paz (se alguém pudesse me explicar isso eu agradeceria u_u), a Internet, podemos hoje ver este comercial. Está bem que os norte-coreanos e os chineses ainda têm certa dificuldade, mas...

Well, dears, este é ele:

--> http://www.youtube.com/watch?v=DTTC0BqQvb4



Quanta gente fez e lutou por liberdade de opinião e de expressão de cultura, mas, nós tendo essa tamanha liberdade que temos hoje, o que fazemos para expressarmos nossa opinião? Ligamos a TV e dizemos: "que horror tudo isso!"? Não basta. Somos livres mas os poderosos querem nossa mente aprisionada, e, acredite, eles o conseguem com a maioria de nós.

Um comentário:

  1. adorei o novo layout! ;D

    Afinal, a dona do blog é livre para gostar. E também para comentar no próprio blog. hi hi hi ^_^

    ResponderExcluir